AMCESPAR
www.amcespar.org.br

11/12/2018 02:40:18
   
 
AMCESPAR COMPLETA 35 ANOS

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

35 Anos  

Neste mês de julho 2018 a diretoria e o presidente Junior Benato coordenou a homenagem pelos 35 anos de fundação da entidade, foram convidados os ex-prefeitos presidentes para receberem homenagens e inaugurada a placa e memorial dos presidentes. Este foi um momento especial, momento de olhar para trás e comemorar esta história de união em prol da causa municipalista integrando os municípios, e fazendo com que a Amcespar se tornasse uma entidade municipalista sólida, inovadora no desenvolvimento da nossa Região Centro Sul. Registramos aqui nesta homenagem, nosso agradecimento e reconhecimento a todos os nossos prefeitos fundadores em 1983 e a todos prefeitos e prefeita que vivenciaram estes anos e também aos atuais administradores municipais que permanecem atuando até os dias de hoje. Enaltecemos o trabalho incansável dedicado dos prefeitos e prefeitas integrantes juntamente com os funcionários técnicos e colaboradores, pelo engrandecimento e fortalecimento da nossa região centro sul do estado do paraná, sem dúvida ficará marcado para sempre com grandiosidade pelas conquistas regionais através dos governos do estado e federal.

 

Quem somos?

A microrregião centro sul é composta por 10 municípios: Irati – Sede Regional, Imbituva, Inácio Martins, Prudentópolis, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Rebouças, Rio Azul e Mallet. A região Centro Sul do Estado do Paraná. Conta com uma população de  220 mil habitantes, a região possui cerca de 60 mil agricultores familiares que além de obterem da terra sua fonte de sobrevivência contribuem para a produção agrícola da região assumindo um importante papel na sociedade. O Centro Sul possui uma organização na área rural formada pelos conselhos municipais de desenvolvimento rural - CMDRS em cada município. E juntos com os conselhos, órgãos do Estado e Federal e o Conselho Gestor do Território Centro Sul elaboram diagnósticos e executam planos de trabalho para auxiliar nossos agricultores familiares com um plano de desenvolvimento regional. A região possui um grande potencial na agricultura familiar, destacando-se economicamente na produção de grãos (milho e feijão), bovinocultura de leite, produção de tabaco, fruticultura e no turismo rural e religioso, característica importante na diversificação da renda no meio rural. A riqueza cultural do território da Amcespar está impressa nas tradições sociais, gastronômicas e religiosas de diversas etnias. A  Amcespar, através do Território Centro Sul executam e apresentam  novos projetos como  desenvolvimento da fruticultura, do turismo rural e urbano junto com a agencia ADECSUL – Região Turística Terra dos Pinheirais (envolve os municípios da duas regiões Amcespar e Amsulpar) e o Município de Guarapuava  incentivo de projetos para a produção agroecológica, plantas medicinais, aromáticas e condimentares, produção de leite, de mel, contrução do plano territorial, consolidação do centro de formação de agentes de desenvolvimento e o aperfeiçoamento da gestão social pela reorganização das associações e da criação de uma cooperativa territorial dos agricultores familiares .

 

Associações de Municípios

O Paraná está organizado através das 19 Associações de Municípios, integrantes da AMP – Associação dos Municípios do Paraná com sede em Curitiba. As Associações de Municípios do estado são entidades com personalidade jurídica própria, constituídas com a finalidade de promover o desenvolvimento integrado em determinada região. Correspondem atualmente a 19 regiões que agrupam um número variado de municípios com afinidades quanto a fatores geográficos, climáticos, econômicos, culturais, etc. sendo presidida por um prefeito municipal eleito periodicamente pelos demais prefeitos dos municípios que as compõem. Respeitadas as autonomias municipais, a associação tem a finalidade de ampliar e fortalecer a capacidade institucional e técnica dos municípios, prestando-lhes assistência relacionada as suas atividades e, ainda, atender às questões de âmbito municipal. O Estado do Paraná possui 19 Associações de Municípios e todas as Associações estão integradas a Federação das Associações do Paraná (FEMUPAR) e a AMP - Associação dos Municípios do Paraná, assim vinculadas a AMB - Associação dos Municípios do Brasil e CNM -Confederação Nacional dos Municípios com sedes em Brasília – DF.

 

Organização da AMCESPAR e os Consórcios Intermunicipais

No ano de 1983 foi criada a Associação dos Municípios da Região Centro Sul - AMCESPAR – microrregião 17, reunindo 10 municípios. Foi constituída na sua fundação, pelos municípios de Irati – sede regional onde concentra os escritórios regionais das Secretarias de Estado, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Guamiranga. A Amcespar através da lei número 11.121 do diário oficial do Estado do Paraná, foi declarada em 30 de junho 1995, entidade de utilidade pública sem fins lucrativos. A Associação é uma entidade municipalista que cumpre com seu papel desde a sua fundação 23/março/1983, reunindo lideranças municipais que juntos transformam a Região Centro Sul, congregando, liderando e realizando as aspirações da população regional. A Amcespar é mantida pelas prefeituras municipais que a compõe, visando o desenvolvimento econômico, administrativo e social da Região Centro Sul. Sua sede está localizada em Irati, município que completou 100 anos em 2007 e que concentra a sede regionais dos escritórios dos governos do Estado e Federal.   Devido ao planejamento que a associação dos municípios iniciou em 2003 com a elaboração dos planos diretores municipais na área urbana e com capacitação dos conselhos municipais de desenvolvimento rural, também em 2003, aprofundou-se à discussão de novos conceitos de desenvolvimento sustentável de abrangência territorial e de gestão social do processo, em seminários municipais, com a mobilização dos conselhos, lideranças e instituições. a partir dessa mobilização, o território da Amcespar obteve um primeiro recurso do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário que foi aplicado no projeto “construção e implantação do Centro de Formação de Agentes de Desenvolvimento para a construção da cidadania no Território Centro Sul do Paraná” , localizado no Município de Guamiranga, em 2005 o Território Centro Sul do Paraná e o Conselho Gestor foram formalmente reconhecidos, constituindo-se num fato histórico de grande relevância para o desenvolvimento dos municípios de Irati, Imbituva, Inácio Martins, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Mallet e dos municípios de Ívai , Ipiranga e Palmeira, mesmo pertencendo a outra associação de municípios, integram o Território Centro Sul. A Amcespar se fortalece através da união destes 13 municípios e todas as determinações estabelecidas pelos seus representantes significam a administração onde a população ultrapassa os 300 mil habitantes. Em destaque também através do CONDER foi a implantação da Patrulha do Campo em 2014 e 2015 e em 2017 e 2018 está atuando como Patrulha Rural coordenada por técnicos do Conder e Amcespar com 11 técnicos contratados (motoristas, operadores de maquinas e técnico agrícola)

 

Projetos e Obras

A Amcespar oferece aos prefeitos associados ante projetos e projetos de parques, praças, ginásios, portais, quadras esportivas, campos, escolas, creches, postos de saúde, parques ambientais, revitalização de áreas degradadas, paisagismo, estudo viário da cidade, levantamento de obras antigas para restauração, assessoria para plano diretor e convênios. Apresenta orçamentos e planilhas para obras e reformas, acompanhamento e fiscalização. Acompanhamento dos projetos para viabilidade através dos órgãos Estaduais e Federais.

 

Diretoria e Equipe Técnica da AMCESPAR e CONDER

É composta pela Diretoria Executiva – prefeito presidente, 1º vice presidente  e 2º vice presidente e tesoureiro. Os demais prefeitos compõem os conselhos: fiscal e deliberativo. A Amcespar possui uma equipe técnica formada por um diretor geral, técnicos administrativos, técnico contábil e por auxiliares de serviços - secretaria e plotagem, equipe técnica de obras projetos, composta por arquiteto e técnico em orçamentos, um desenhista técnico e desenvolvimento regional.

 

A missão

Defender os interesses dos Municípios integrantes da Amcespar e Território Centro Sul, promover, otimizar e estimular a reorganização dos serviços públicos municipais, nas diversas áreas, especialmente na saúde, educação, saneamento básico e bem estar social. Estudar, orientar e promover, sugerindo no âmbito dos municípios associados, a adoção de estímulo para a industrialização de toda Região Centro Sul, com aproveitamento de recursos naturais, matérias primas e mão de obra existente. Conjugar recursos técnicos e financeiros da União, Estado e Municípios mediante acordos, consórcios e convênios para a solução de problemas sócio-econômicos comuns. Elaborar e promover estudos e levantamentos de problemas e potencialidades da região que indiquem prioridade de atendimento pelos poderes da União e do Estado, além de estabelecer e implementar políticas de superação da pobreza, redução das desigualdades de renda, gênero, geração e etnia garantindo a participação e o controle social da população do território centro sul do paraná.