IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
Biblioteca Municipal

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

“Venho pelo menos três vezes por mês para emprestar livros e também para ler aqui mesmo”, conta a leitora Francieli Torquato, usuária assídua da Biblioteca Pública Municipal de Irati. Ela está sempre acompanhada da filha de 10 meses, que já se habituou a passar horas seguidas em meio às prateleiras repletas de livros. “A bebê fica dormindo no carrinho, tranqüila”, conta a mãe, equipada com uma sacola com fraldas, mamadeira e brinquedos.

Além de romances, que são a preferência da leitora Francieli, a Biblioteca Pública Municipal dispõe para empréstimo e pesquisas de 30 mil volumes (sem contar revistas e periódicos) nas áreas de enfermagem, educação, psicologia, história, espiritismo, auto-ajuda, literatura brasileira e estrangeira, dentre outras áreas de conhecimento. Lançamentos de grande sucesso mundial como os títulos “A cabana”, “O símbolo perdido”, livros da série “Crepúsculo” e a obra completa do escritor Paulo Coelho estão disponíveis para os leitores.

A aquisição de novos títulos é viabilizada pelos recursos arrecadados através da cobrança de multas por atraso na devolução de livros. O valor da multa é de R$ 1,00 por dia de atraso, segundo a coordenadora da biblioteca, Leila Celia Wodonos. E a decisão de quais títulos devem ser adquiridos para o acervo é tomada com base na procura pelos leitores.

“Clássicos da literatura brasileira, livros com temática espírita da escritora Zíbia Gasparetto estão entre os mais procurados para empréstimo”, revela Leila. Também é expressiva a procura por títulos da literatura esotérica e de auto-ajuda. Quando o foco recai em pesquisas escolares, a grande campeã continua sendo a Enciclopédia Barsa – a biblioteca possui várias coleções que são disputadas pelos estudantes.

Espaço para todos

Públicos distintos têm as preferências atendidas pela Biblioteca Pública Municipal. Há uma sessão especial com os títulos pedidos pelos vestibulares da Unicentro, UEPG e UFPR. A gibiteca é freqüentada por crianças e adultos em busca das aventuras da Turma da Mônica, dos personagens da Disney e também heróis da lendária Marvel Comics, como X-Men e Homem Aranha.

Um amplo e atrativo espaço foi preparado especialmente para os leitores mirins, que podem levar para casa ou se acomodar ali mesmo e ler os milhares de títulos da literatura infanto juvenil. Existe ainda uma videoteca onde os usuários podem emprestar filmes brasileiros na área de história.

A biblioteca também dispõe de livros para deficientes visuais. São livros em Braille e áudio-livros, disponíveis em DVD – todos doados pela Biblioteca Pública do Paraná. Dentre os 18 títulos, há clássicos da literatura brasileira e obras da literatura contemporânea de grande sucesso mundial.

Como fazer a carteirinha

Ao todo, 12.543 pessoas estão cadastradas para usufruir do acervo da biblioteca. Para fazer a carteirinha de usuário basta apresentar comprovante de residência, que pode ser conta de água ou energia elétrica, e RG ou certidão de nascimento. Não há custo algum. É possível emprestar até três livros por um período de dez dias, com mais sete dias de renovação.

A Biblioteca Pública Municipal está localizada na Rua XV de Novembro, 783, telefone 3907-3162, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

 
 
 
IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
 
| VEJA MAIS |
 
 

 

 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR