IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
AMCESPAR prioriza estudos técnicos para formar Planos Setoriais Regionais e fortalecer a região do Centro Sul do Paraná

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Os Municípios do Centro Sul do Paraná reunidos no formato de Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional buscaram novas respostas às demandas da Politica Nacional de Resíduos Sólidos e Politica Nacional de Saneamento Básico.

Após diversas rodadas de reuniões técnicas os gestores públicos municipais, com apoio da equipe regional da AMCESPAR, definiram Termos de Referências e Plano de Trabalho com foco na regionalização das ações voltadas ao saneamento e resíduos sólidos.

A Diretoria da AMCESPAR buscou atuar ativamente na elaboração dos Planos Setoriais com enfoque regional e dentre das condições da realidade de cada municipalidade. No entendimento da atual Presidente da AMCESPAR, Prefeita de Guamiranga, Sra Telma Fenker“os Planos Municipais precisam atender aos comandos das legislações, buscar adequação às políticas estaduais e federais, mas, principalmente, ter uma leitura correta sobre realidade sócio econômica e propor ações possíveis aos Municípios” e, completa, “somente assim, teremos algo dotado de eficácia e dentro das condições de implantação pelos gestores municipais”.

Ao todo foram 480 (quatrocentos e oitenta) dias de trabalho que envolveram um amplo diagnostico na área urbana e rural dos municípios, diversas reuniões técnicas, audiências regionais, levantamentos técnicos específicos com cruzamento de dados por especialistas para definir as bases do DIAGNÓSTICO DE REGIONALIZAÇÃO e elaboração de PLANOS SETORIAIS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO E DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Nos próximos meses o assunto será posto à avaliação final em consulta popular, dentro das normativas de construção com participação social, para tanto, serão realizadas audiências publicas em cada município, além de audiências regionais. Ao final, os resultados serão absorvidos e transformados nos planos regionais em construção, para continuidade das próximas Diretorias de Entidade.

Em anos anteriores (2005), a AMCESPAR construiu uma matriz regional aos Planos Diretores e, nos anos seguintes preocupou-se que as construções dos demais planos setoriais, a exemplo, dos PGRHS (Recursos Hídricos – 2010 e 2011) e, atualmente, os PGRS (resíduos sólidos) e PMSB (saneamento básico), tivessem atenção aos diagnósticos existentes com correto cruzamento de dados e aos possíveis ações regionalizadas.

De acordo com o responsável técnico pela AMCESPAR, Arquiteto Diórgenes Ditrich e atual conselheiro do CAU/Pr, “A AMCESPAR busca fortalecer a região disponibilizando estudos técnicos atualizados” .

Regionalização dos resíduos – Os levantamentos realizados buscam ainda soluções regionalizadas, a exemplo, da criação de formas consorciadas para gerenciamento dos resíduos sólidos, entre outros.

Com a finalização dos trabalhos a região buscará habilitar-se em fundos de desenvolvimento para captação de recursos às demandas locais. Dessa forma, a AMCESPAR traz sua contribuição para desenvolvimento dos Municípios que integram o Centro Sul do Estado do Paraná.

 
 
 
IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
 
| VEJA MAIS |
 
 

 

 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR