IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
Amcespar recebe missão internacional do Banco Mundial

quarta-feira, 10 de maio de 2017

O presidente da Amcespar e Conder, Junior Benato, juntamente com os técnicos da entidade, e representando os demais prefeitos integrantes, receberam nesta quarta feira, dia 3 de maio, a visita dos técnicos internacionais representantes do BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. A instituição financeira internacional oferece e libera os recursos a países em desenvolvimento de renda média, sendo uma instituição financeira internacional integrante do Banco Mundial sediado em Washington (EUA).

O BIRD oferece diversos serviços e produtos financeiros, o Estado do Paraná, através do Governo Beto Richa e secretária de Estado da Agricultura e Codapar,  recebeu esses recursos que foram investidos em máquinas e caminhões para formar o Programa Patrulha Rural.  A Amcespar através do seu Conder - Consórcio Intermunicipal para o  Desenvolvimento  Regional, está finalizando os trâmites finais para receber esta patrulha mecanizada modernizada, composta por máquinas e caminhões de última geração monitorados via satélite.  Na parte da manhã, os técnicos da Amcespar e Conder, juntamente com chefias da Seab-pr, Codapar, Programa Pró-Rural apresentaram dados da região Centro-Sul, da Amcespar e do Conder, a composição dos membros da equipe técnica que atuará junto a este Programa do Estado.

Na parte da tarde seguiram conhecer as estradas rurais de Irati, as quais estão em estudo técnico as das localidades de Rio Preto, Pirapó e Faxinal dos Melos. Para receber a Patrulha Rural serão realizadas reuniões, orientando os agricultores com referência a faixa de domínio do município. O equipamentos integrantes desta patrulha são um caminhão comboio abastecedor, uma escavadeira hidráulica,  uma motoniveladora, uma retroescavadeira 4x4, um rolo compactador liso, um trator de esteiras e quatro caminhões basculante trucado/traçado 10 m³. O Governo do Estado fornecerá subsídios através da SEAB PR, cessão das máquinas e equipamentos, insumos e serviços para manutenção da patrulha e treinamento para os técnicos e operadores, elaboração de mapas da malha rurais dos municípios consorciados e pagamento de seguros dos equipamentos 2017.  

Os municípios participarão através dos recursos que serão divididos entre eles, para fins de execução e contratação de cinco operadores, quatro motoristas, um técnico para coordenar os trabalhos de campo e dois técnicos responsáveis para acompanhar os trabalhos de administração, estes serão fornecidos pela Amcespar ao Conder.  Os municípios através do consórcio, oferecerá também o transporte de pessoal para os locais de trabalho, alimentação e hospedagem.  Os insumos também serão por conta dos municípios, óleo diesel, manilhas, concreto, cascalho entre outros, utilizados na execução dos trabalhos.

  O Conder fará a contratação desses profissionais através do Processo Seletivo Simplificado - PSS, e a equipe jurídica está formalizando esse processo para ser lançado em edital nos próximos 15 dias. Participaram desta reunião e visita internacional, os técnicos do BIRD- Graciela S Martinez, Sandra C. Lins  e  José Carlos Aliada, representantes da SEAB-PR Igor Zampier, Mauro Wosniacki ,   Sergio Roberto -EMATER, Luciane R. Scholten -SEAB PR e  Jefferson Meistek  -SEAB- PR, coordenador Pro-Rural, Mauricio de Barros -EMATER . Participaram também representantes do município de Irati, Rosenilda R.Barbara , Secretaria de Planejamento e Anselmo Stadykaski, Secretário de Obras Rurais. Pela Amcespar e Conder, Junior Benato, presidente, Vanderlei Kawa, Juarez Miguel, Diorgenes Ditrich,  Giovani Rizzi  e  Ranieli Porazzi.

 

Matéria: Luiz Vanderlei Kawa

 
 
 
IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
 
| VEJA MAIS |
 
 

 

 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR