IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
Gripe H1N1

quarta-feira, 3 de março de 2010

A partir do dia 8 será realizada em todo o País a vacinação contra a Gripe A (H1N1) em grupos prioritários da população. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da mobilização é assegurar que, antes da chegada dos dias mais frios, a população esteja protegida contra a segunda onda da Gripe A.

Em Irati, a vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde do município, obedecendo ao cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde. A previsão é vacinar 25.511 pessoas. “Não se trata de campanha, mas de estratégia de vacinação”, explica a enfermeira-chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Fernanda da Silva. O objetivo é imunizar a população que apresenta maior risco de se contaminar com o vírus que transmite a Gripe A (H1N1).

Em etapas distintas, até o mês de maio serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, portadores de doenças crônicas, e adultos saudáveis com idade de 20 a 39 anos. De acordo com Andréia, cada grupo ou faixa etária terá que obedecer ao cronograma e tomar a vacina na etapa específica. “Não haverá vacinação fora das etapas, pois a vacina é exclusiva para cada público-alvo”, explica a enfermeira.

O cronograma dividido em etapas facilitará as estratégias de armazenamento e distribuição da vacina, bem como a organização dos serviços para que toda a população não procure a vacina nas primeiras semanas, o que sobrecarregaria o trabalho das equipes de saúde.

Irati tem baixo número de óbitos

Com a vacinação, o Ministério da Saúde pretende manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos nos grupos mais vulneráveis da população. De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 84 divulgado no dia 18 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná contabiliza 63.893 casos confirmados de Gripe A, dos quais 294 pacientes tiveram complicações e morreram. A região de Irati conta com 703 casos confirmados da doença, com 3 mortes – o terceiro mais baixo percentual de óbitos do Estado.

Acompanhe o cronograma de vacinação dos grupos prioritários em Irati:

- 08/03 a 19/03: Trabalhadores de serviços de saúde.

- 22/03 a 21/05: Gestantes.

- 22/03 a 02/04: Crianças de seis meses a 2 anos incompletos. Doentes crônicos abaixo de 60 anos de idade.

- 05/04 a 23/04: População com idade entre 20 e 29 anos

- 24/04 a 07/05: Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas.

- 10/05 a 21/05: População de 30 a 39 anos de idade.

Outras informações sobre a vacinação contra a Gripe A (H1N1) em Irati poderão ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Saúde, setor de Epidemiologia, telefone (42) 3907-3135.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (www.novagripe.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=160) e Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)

 
 
 
IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
 
| VEJA MAIS |
 
 

 

 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR