IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
FÓRUM DE TURISMO

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O 1º Fórum de Turismo de Irati foi realizado no dia 5 nas dependências da Câmara Municipal, promovido por aquela Casa de Leis, Prefeitura Municipal de Irati, Unicentro e Secretaria de Estado do Turismo (SETU). Os principais objetivos foram discutir sugestões para a exploração do potencial turístico e firmar parcerias para o desenvolvimento estruturado e organização da atividade turística.

Para o secretário municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski, o fórum foi produtivo. “As discussões foram bem elevadas, principalmente os dados apresentados pela SETU que mostraram que Irati possui infraestrutura e potencial turístico ainda inexplorado”. Ruteski considera ser possível explorar melhor o turismo cultural, o turismo em áreas naturais e o turismo de negócios em Irati. “Atingimos o objetivo que era integrar Unicentro, Câmara, Prefeitura e sociedade e a partir de agora, essas discussões serão recorrentes”, adianta o secretário, acrescentando que a participação de empresas do setor de serviços “é de crucial importância para o desenvolvimento turístico em Irati”.

A presidente da Adecsul – Agência de Desenvolvimento das Regiões Centro Sul do Paraná, Regina Pegoraro, afirmou que a agência buscar focar o turismo por trazer benefícios para a região da Terra dos Pinheirais, que engloba 18 municípios. “O turismo é fonte de trabalho, emprego e renda para a população, o que pode vir a ser a solução para vários problemas da região”, apontou. Regina ainda elogiou a iniciativa dos poderes Executivo e Legislativo de Irati em discutir mecanismos de desenvolvimento do turismo.

O diretor da Unicentro Campus Irati, Mário Menon, citou alguns projetos de implantação de turismo receptivo que estão sendo desenvolvidos pela universidade. O vereador Vilson Menon ressaltou que a intenção “é trabalhar com o que temos, nada mirabolante”. “Vamos precisar do apoio do Executivo, de comerciantes e donos de restaurantes para recebermos bem o turista”, complementou.

Para a assessora técnica da Coordenadoria de Planejamento Turístico da SETU, Caren dos Santos, o turismo é uma ferramenta para desenvolver e estimular a geração de emprego e renda. “Vejo Irati como um grande pólo de emissão de turismo e de atração de turistas”, disse, antecipando o tema da palestra que proferiu em seguida.

Após a palestra, os participantes discutiram os temas: potencial turístico, estratégias de mercado e estratégia de qualificação de serviços. Foram apresentados os atrativos que têm potencial para ser explorados como produtos turísticos, os benefícios que o turismo trará à comunidade e, sobretudo, a necessidade de capacitação de empresários, colaboradores e autônomos que atuam no setor de serviços.

Na avaliação do secretário Rafael Ruteski, a construção, que está em andamento, do Centro Cultural Denise Stoklos e de três novos hotéis nas proximidades representa “um marco para a cultura e o fomento do turismo regional”. A relevância do teatro para a movimentação do turismo de negócios e cultural na região foi destaque nas discussões que envolveram todos os participantes do fórum.

Profissionalização é essencial

“Cada vez mais, no Brasil, o turismo é entendido como atividade econômica que proporciona crescimento social e, no mundo, é a que mais capacita trabalhadores nos ramos de hoteleira, gastronomia e serviços”, aponta a turismóloga da Prefeitura, Samanta Regina dos Santos.

Durante as discussões, constatou-se que os postos de combustíveis acabam funcionando como centros de informações para turistas que abastecem seus veículos. “Daí surge a necessidade de capacitar os funcionários dos postos para que saibam prestar informações e receber bem o turista”, relata Samanta. Representantes do Senac propuseram a realização em Irati de cursos na área de capacitação turística para empresários e empregados da rede de serviços.

De acordo com Samanta, nos próximos dias, acadêmicos de Turismo da Unicentro que fazem estágio na Prefeitura irão percorrer hotéis, restaurantes, agências de viagem e empresas de transporte com o objetivo de efetuar cadastro no Ministério do Turismo – Cadastur. “O cadastro é gratuito e pode facilitar para os estabelecimentos a obtenção de financiamento de recursos”, antecipa a turismóloga.

Informações adicionais: Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Irati, tel (42) 3907-3158

 
 
 
IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
 
| VEJA MAIS |
 
 

 

 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR